A Região Sul terá uma quarta-feira (25) gelada, com possibilidade de geada fraca a moderada nas primeiras horas do dia, principalmente em áreas de serra. Segundo o Inmet, a massa de ar frio que atua sobre o território começa a perder força, mas ainda mantém as temperaturas muito baixas.
Curitiba terá mínima de 2°C e máxima de 16°C, com céu limpo. Em Florianópolis, os termômetros variam entre 7°C e 17°C. A capital Porto Alegre terá o clima mais instável, com muitas nuvens e possibilidade de chuva isolada. A mínima será de 4°C e a máxima de 15°C.
Apesar do frio, não há previsão de neve. As manhãs geladas devem continuar até o fim da semana, com tendência de aquecimento gradual a partir de quinta-feira (26).
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A quarta-feira (25) será de frio intenso e tempo firme em boa parte da Região Sudeste.
Segundo o Inmet, a massa de ar frio que avança pelo país provoca temperaturas mínimas baixas e geada em áreas do sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro, interior do Rio de Janeiro e Espírito Santo.
São Paulo será uma das capitais mais frias do Brasil, com mínima de 5°C e máxima de apenas 18°C. Belo Horizonte começa o dia com 12°C e pode chegar aos 24°C. No Rio de Janeiro, o clima também será ameno, com mínima de 15°C e céu com poucas nuvens. Vitória terá variação de 19°C a 25°C, com tempo estável.
O frio perde força gradualmente a partir de quinta-feira, mas a manhã de quarta ainda será gelada em muitas cidades.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A quarta-feira (25) será marcada por tempo instável em toda a Região Norte
A quarta-feira (25) será marcada por tempo instável em toda a Região Norte. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o céu estará carregado, com muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas em todos os estados.
Macapá, Belém, Boa Vista e Manaus terão temperaturas mínimas em torno de 23°C e máximas de até 33°C. Rio Branco será a capital mais fria da região, com mínima de 16°C. Já Palmas, no Tocantins, atinge a máxima mais alta: 34°C. Em Porto Velho, o dia também será abafado, com máxima de 32°C e previsão de chuva durante boa parte do dia.
A tendência é de continuidade das chuvas à tarde e à noite.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O Centro-Oeste do Brasil terá um dia de céu aberto, sol forte e clima seco nesta quarta-feira (25)
O Centro-Oeste do Brasil terá um dia de céu aberto, sol forte e clima seco nesta quarta-feira (25), com destaque para o frio nas primeiras horas do dia. O Inmet prevê variações térmicas, com manhãs geladas e tardes quentes.
Campo Grande será a capital mais fria da região, com mínima de 4°C e possibilidade de geada fraca. Já em Brasília, o sol predomina do amanhecer até a noite, com mínima de 12°C e máxima de 26°C. Cuiabá e Goiânia também terão dia ensolarado, com máximas de 27°C e 29°C, respectivamente.
Não há previsão de chuva, mas os níveis de umidade do ar devem ficar baixos à tarde, exigindo atenção com hidratação e exposição ao sol.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O clima segue instável na Região Nordeste nesta quarta-feira (25), com nuvens e pancadas de chuva
O clima segue instável na Região Nordeste nesta quarta-feira (25), com muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas ao longo do dia, segundo o Inmet. Capitais litorâneas como Recife, João Pessoa, Maceió e Natal terão o dia com chuvas leves a moderadas, intercaladas com períodos nublados.
Em Fortaleza e Teresina, as temperaturas variam entre 24°C e 34°C, com tempo abafado e possibilidade de chuvas rápidas. Já em Salvador e Aracaju, o tempo segue mais ameno, com máximas de 28°C. A capital maranhense, São Luís, terá mínima de 26°C e tempo estável à tarde, com chuva pontual pela manhã.
As chuvas devem se concentrar principalmente no litoral leste, mas não há alertas de acumulados significativos até o momento.
As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Com o prazo prorrogado, candidatos terão até sexta-feira (27) para pagar taxa de inscrição
Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2025 têm até a próxima sexta-feira (27) para pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 85. A taxa pode ser paga por meio de boleto, Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança.
O pagamento da inscrição é uma das etapas obrigatórias para quem não teve isenção da taxa e deseja participar da prova. Alunos de escolas públicas que terminam o ensino médio em 2025 são isentos da taxa; por isso, o sistema não gera boleto para estes alunos.
As provas do ENEM 2025 estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro. Já em algumas cidades do Pará, como Belém, Ananindeua e Marituba, o exame será realizado em 30 de novembro e 7 de dezembro, em função da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em novembro, no estado.
A prorrogação foi anunciada oficialmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame.
O ENEM é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo utilizado por programas como o Sisu, Prouni e FIES, além de ser aceito por diversas instituições internacionais.
O boleto para pagamento está disponível na Página do Participante, que pode ser acessada com CPF e senha cadastrada.
Para quem optar pelo Pix, é possível utilizar o QR Code gerado no próprio boleto. O sistema também oferece opções de pagamento com cartão de crédito ou débito.
É importante ficar atento: o pagamento precisa ser feito até as 23h59 de sexta-feira (27), de acordo com o horário de Brasília. Após esse prazo, o sistema não aceitará mais pagamentos e a inscrição será automaticamente cancelada.
Festa atrai milhões de pessoas e movimenta a economia no dia 24 de junho
O Dia de São João, celebrado em 24 de junho, é uma festa tipicamente religiosa e cultural no Brasil. Em homenagem a São João Batista, tem origem cristã e está fortemente associada às festas juninas, com danças, comidas típicas, fogueiras e quadrilhas espalhadas por todo o país.
Apesar de não ser feriado nacional, o dia 24 de junho é feriado estadual em Alagoas e na Bahia e será feriado municipal em pelo menos cinco capitais brasileiras:
A informação foi confirmada em levantamento publicado pelo G1. Além disso, desde 2023, as festas de São João são reconhecidas oficialmente como manifestação da cultura nacional, por meio de uma lei sancionada para preservar e valorizar a tradição junina no Brasil.
Este ano, as festas juninas devem atrair mais de 24 milhões de pessoas em todo o país, segundo estimativas do Ministério do Turismo. Apenas na Região Nordeste, onde o São João é mais tradicional, são esperados cerca de 20 milhões de visitantes durante o período.
Nordeste
Principal polo das comemorações juninas no Brasil. Destaque para a festa de São João do Caruaru, em Pernambuco, e o São João de Campina Grande, na Paraíba.
Norte
Na Região Norte, a festa Parárraiá, no Pará, tem previsão de reunir mais de 400 mil pessoas em sua segunda edição. Em Roraima, a expectativa da prefeitura é de que o Boa Vista Junina 2025 atraia um público de cerca de 323 mil participantes ao longo dos seis dias de comemoração.
Centro-Oeste
No Centro-Oeste, ganha destaque a festa tradicional Arraial do Banho de São João, que ocorre nas cidades de Corumbá e Ladário, em Mato Grosso do Sul. Já na capital do país, Brasília, ocorre o “Maior São João do Cerrado”; a expectativa é de um público de mais de 170 mil pessoas.
Sudeste
Estima-se que a cidade de São Paulo receba cerca de 520 mil turistas entre junho e agosto, superando os números do ano passado. Já em Minas Gerais, se destaca o projeto Minas Junina 2025, que aguarda a presença de 3,3 milhões de pessoas em comemorações espalhadas por todo o estado.
Sul
As festas juninas na Região Sul contam com novas tradições criadas pela cultura local. Na cidade de Camaquã, no Rio Grande do Sul, a bombacha, as botas, o lenço no pescoço e o vestido de prenda substituem os trajes tradicionais das comemorações.
Celebrado 6 meses antes do Natal, o Dia de São João é uma data católica que marca o nascimento de São João Batista, considerado precursor de Jesus Cristo. No Brasil, a comemoração foi incorporada à cultura popular com elementos da vida no campo, especialmente no Nordeste.
As festas juninas se tornaram símbolo da identidade cultural nordestina, com apelo turístico, econômico e social. Além de preservar tradições, elas movimentam setores como comércio, alimentação, transporte e hospedagem.
Confira como a estação deve se comportar em cada região do país
O inverno de 2025 começou oficialmente nesta sexta-feira (20) às 23h42 (horário de Brasília) prometendo ser marcado por contrastes climáticos no Brasil. A previsão do tempo, divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indica precipitação sobre o noroeste da Região Norte, leste da Região Nordeste e parte da Região Sul, seca no Sudeste, Centro-Oeste e parte das regiões Norte e Nordeste do país.
Previsão por região
Figura: (a) precipitação e (b) temperatura média do ar para o trimestre julho, agosto e setembro. Fonte: INMET.
Sul:
Deve enfrentar o frio mais intenso do país, com ocorrência de geadas frequentes e nevoeiros ao amanhecer. Chuvas acima da média em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Já a agricultura pode ser impactada em culturas mais sensíveis à baixas temperaturas.
Sudeste:
Terá quedas de temperatura mais concentradas entre julho e agosto, com episódios de geada no interior de Minas Gerais e São Paulo.
Centro-Oeste:
O clima será seco e com grande amplitude térmica: manhãs frias e tardes quentes, não muito diferentes do mês de maio. Atenção para riscos de queimadas.
Nordeste:
O Inmet prevê temperaturas acima da média na região, mas estação será marcada pela estiagem. O risco de incêndios florestais também aumenta.
Norte:
Previsão de chuvas na média ou abaixo da média e de temperaturas acima da média em áreas do Amazonas, Pará e Tocantins. Assim como no Nordeste, a estiagem pode favorecer focos de queimadas.
O inverno também exige atenção com a saúde. Segundo o Dr. José Atta, as síndromes respiratórias se agravam com a queda de temperatura e a menor ventilação dos ambientes.
“O ar seco e frio favorece a circulação de vírus e pode piorar doenças como asma, bronquite e rinite alérgica. É importante manter a hidratação e a ventilação adequada dos espaços”, orienta o médico.
O Dr.José Atta completa: “o tempo frio também pode estar associado a problemas de pele, principalmente coceira e descamação. Isso se deve provavelmente não só pelo tempo seco, mas também pelo fato de tomarmos mais banhos quentes, demorados e com maior uso de sabonete, o que acaba diminuindo a camada de proteção natural da pele. Algumas doenças dermatológicas ficam mais evidentes nos meses de inverno como, por exemplo, a dermatite atópica. Na dúvida, sempre procure um dermatologista.
Na agricultura, o inverno pode afetar as safras de milho, trigo e hortaliças, principalmente em regiões com previsão de geadas, exigindo monitoramento constante.
O mercado de trabalho brasileiro no agronegócio iniciou 2025 em alta, com o maior saldo de empregos formais desde 2022. Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), em janeiro, o setor registrou 264.694 admissões e 211.881 desligamentos, o que resultou em um saldo positivo de 52.813 vagas — desempenho superior ao de 2024 e 2023, quando o saldo foi de 39.466 e 34.610 postos de trabalho, respectivamente.
No entanto, esse crescimento não se manteve nos meses seguintes. Em março, o setor teve 243.523 admissões e 246.339 desligamentos, encerrando o mês com saldo negativo de 2.816 vagas, segundo o informativo da CNM . O resultado representa uma queda significativa na comparação com o mesmo mês de 2024, quando o saldo foi positivo em 4.261 vagas, e com março de 2023, que registrou 15.115 novos postos de trabalho.
A queda do emprego no campo em março foi significativa, principalmente em atividades ligadas à agroindústria. Os cinco setores que mais perderam vagas foram:
- Fabricação de açúcar bruto
- Fabricação de álcool
- Cultivo de laranja
- Fabricação de produtos de padaria e confeitaria
- Cultivo de cana-de-açúcar
Apesar da retração em março, o primeiro trimestre teve saldo positivo, graças ao forte desempenho de janeiro. Cidades do Rio Grande do Sul lideraram a geração de empregos no campo:
- Vacaria (RS): +7.176 vagas
- Santa Cruz do Sul (RS): +1.548 vagas
- Flores da Cunha (RS): +1.305 vagas
- Bento Gonçalves (RS): +1.265 vagas
- Bom Jesus (RS): +1.247 vagas
As admissões no setor em janeiro de 2025 foram divididas em quatro segmentos:
- Agropecuária: 42% das contratações, com saldo de 30,6 mil vagas
- Agroindústria: 38% das contratações, saldo de 11,1 mil
- Agroserviços: 17%, saldo de 8,9 mil
- Insumos: 4%, saldo de 2,2 mil
O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) estima que o PIB do agronegócio possa representar 29,4% do PIB total do Brasil atualmente, tendo avançado 6,49% somente no primeiro trimestre de 2025, conforme o quadro abaixo.
Café arábica apresentou queda, acompanhando o açúcar cristal e o milho
O preço do café arábica caiu 0,94% e a saca de 60 kg está sendo negociada nesta quarta (18) por R$ 2.147,51 na cidade de São Paulo, segundo dados do Cepea.
No movimento contrário, o café robusta apresentou aumento de 1,02%, sendo negociado a R$ 1.287,01.
Indicador do café arábica nos últimos 5 dias:
Data | Valor R$ | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$ |
---|---|---|---|---|
17/06/2025 | 2.147,51 | -0,94% | -8,06% | 390,38 |
16/06/2025 | 2.167,87 | -1,36% | -7,19% | 394,59 |
13/06/2025 | 2.197,73 | -1,44% | -5,91% | 396,92 |
12/06/2025 | 2.229,75 | -0,95% | -4,54% | 402,12 |
11/06/2025 | 2.251,10 | -1,13% | -3,62% | 405,97 |
Indicador do café robusta nos últimos 5 dias:
Data | Valor R$ | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$ |
---|---|---|---|---|
17/06/2025 | 1.287,01 | 1,02% | -7,70% | 233,96 |
16/06/2025 | 1.273,96 | -0,72% | -8,64% | 231,88 |
13/06/2025 | 1.283,26 | -3,76% | -7,97% | 231,76 |
12/06/2025 | 1.333,38 | -0,79% | -4,38% | 240,47 |
11/06/2025 | 1.343,93 | -1,74% | -3,62% | 242,37 |
O preço do açúcar cristal registra queda nesta quarta-feira (18) nas principais praças do estado de São Paulo. Na capital, a saca de 50 kg apresenta queda de 1,04%, sendo cotada a R$ 126,89.
Em Santos (SP), a cotação média — sem impostos — registra baixa de 2,98%, com o valor da saca em R$ 121,19.
Indicador do açúcar cristal no últimos 5 dias em São Paulo:
Data | Valor R$* | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$* |
---|---|---|---|---|
17/06/2025 | 126,89 | -1,04% | -5,02% | 23,07 |
16/06/2025 | 128,22 | 2,14% | -4,02% | 23,34 |
13/06/2025 | 125,53 | -0,81% | -6,03% | 22,67 |
12/06/2025 | 126,56 | -0,39% | -5,26% | 22,82 |
11/06/2025 | 127,06 | -2,32% | -4,89% | 22,91 |
Indicador do açúcar cristal no últimos 5 dias em Santos:
Data | Valor R$* | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$* |
---|---|---|---|---|
17/06/2025 | 121,19 | -2,98% | -8,52% | 22,13 |
16/06/2025 | 124,91 | 1,53% | -5,71% | 22,66 |
13/06/2025 | 123,03 | -0,29% | -7,13% | 22,11 |
12/06/2025 | 123,39 | -0,72% | -6,86% | 22,28 |
11/06/2025 | 124,29 | -0,77% | -6,18% | 22,44 |
Nesta quarta-feira (18), a saca de 60 kg do milho está sendo vendida a R$ 67,37, com queda de 0,21% no dia.
Indicador do milho nos últimos 5 dias:
Data | Valor R$* | Var./Dia | Var./Mês | Valor US$* |
---|---|---|---|---|
17/06/2025 | 67,36 | -0,21% | -2,31% | 12,25 |
16/06/2025 | 67,50 | -0,16% | -2,10% | 12,29 |
13/06/2025 | 67,61 | -0,04% | -1,94% | 12,21 |
12/06/2025 | 67,64 | -0,49% | -1,90% | 12,20 |
11/06/2025 | 67,97 | 0,35% | -1,42% | 12,26 |
Os valores são do Cepea.
Café arábica e café robusta são as duas principais variedades cultivadas e comercializadas no Brasil, ambas medidas em sacas de 60 kg.
A saca de açúcar cristal no Brasil é padronizada em 50 quilos, especialmente para comercialização no mercado atacadista e para uso na indústria alimentícia. Essa unidade de medida é adotada pelo Cepea/Esalq-USP, principal fonte de cotações diárias do açúcar cristal no país.
A saca de milho equivale a 60 kg de grãos, mesmo padrão utilizado para soja e trigo. Essa medida é oficializada por instituições como a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Ministério da Agricultura (MAPA) e o Cepea, sendo amplamente usada em negociações e relatórios de preço do milho.