O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores brasileira, encerrou a última sessão com queda de 1,61%, aos 133.381 pontos.
A retração foi impulsionada pela aversão ao risco entre os investidores, após a operação da Polícia Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, realizada nesta sexta-feira (18) por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).
Especialistas apontam que o episódio pode provocar uma postura mais agressiva por parte do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, especialmente no que diz respeito às tarifas comerciais impostas ao Brasil.
Confira as ações com melhor e pior desempenho no último pregão:
Ações em alta no Ibovespa
- Vivara (VIVA3): +1,35%
- Engie (EGIE3): +1,04%
Ações em queda no Ibovespa
- Braskem (BRKM5): -7,59%
- Yduqs (YDUQ3): -7,45%
Volume negociado na B3 hoje
O volume financeiro total negociado na B3 nesta sessão foi de R$ 19,67 bilhões.
Para mais informações, acesse o site oficial da B3.
O que é o Ibovespa e como ele funciona
O Ibovespa é o principal termômetro do mercado acionário brasileiro calculado pela B3 com base em uma carteira teórica que reúne os papéis mais negociados da bolsa. Essa composição considera critérios de volume e liquidez, englobando aproximadamente 80% de todo o movimento financeiro diário negociado no mercado à vista.
O que é a B3, a bolsa de valores do Brasil?
A B3 – Brasil, Bolsa, Balcão é a principal bolsa de valores do Brasil, com sede em São Paulo. Ela atua como plataforma oficial para a negociação de ações, derivativos, títulos públicos e privados, câmbio, entre outros ativos.
Como uma das maiores bolsas globais em termos de infraestrutura e valor de mercado, a B3 oferece serviços completos que vão desde a negociação até o pós-negociação, registro, custódia e infraestrutura tecnológica robusta.